quarta-feira, 26 de maio de 2010

Os 12 melhores filmes de Baseball


Um Homem Fora de Série - The Natural (Robert Redford - já velho para o papel - era um jogador promissor, que teve sua carreira interrompida por uma misteriosa mulher - Glenn Close - e uma bala de prata. 16 anos mais tarde ele ressurge, com seu taco da infância, feito com a madeira de uma árvore atingida por um raio, numa equipe medíocre, que com sua ajuda começa a se destacar. uma fotografia linda, 4 indicações ao Oscar e o melhor filme de Barry Levinson).

                                                                                                                                   
O Campo dos Sonhos (Kevin Costner é um fazendeiro do Iowa, que ouve uma voz vinda de sua plantação de milho: "se você construir, ele virá". ele interpreta a mensagem como uma ordem para que ele construa um diamante - campo de baseball - e todos pensam que ele enlouqueceu, até porque destruir parte de seu milharal o traria problemas financeiros. mas ele constrói e eles aparecem, os fantasmas do grupo de jogadores do Chicago Black Sox, que haviam sido banidos do esporte 50 anos antes. pela sinopse não dá para notar, mas é um belíssimo filme).
Uma Equipe Muito Especial (durante a segunda guerra, os principais jogadores estavam prestando serviço militar, o que deu espaço para a primeira liga feminina de baseball, com problemas bem femininos. Tom Hanks é o técnico de um time com Geena Davis, Madonna e Rosie O'Donnell, nesta comédia de sucesso, dirigida por Penny Marshall).

                                                                                                                                       
Sorte no Amor - Bull Durham (um time de baseball de Durham, de uma pequna liga regional, traz um veterano - Kevin Costner - para ajudar um novato - Tim Robbins - a chegar à Major League, mas os problemas começam, quando ambos se interessam pela mesma mulher - Susan Sarandon -, que adotou o baseball como sua religião, depois de descobrir que o rosário católico tem 108 contas, o mesmo número de pontos de uma bola de baseball. uma boa comédia).
Ídolo, Amante e Herói (clássico filme biográfico de 1942, onde Gary Cooper interpreta o famoso jogador Lou Gehrig, que jogou 2130 jogos consecutivos, até contrair uma doença mortal nos nervos - que hoje leva seu nome - aos 37 anos. o filme mostra sua vida, da infância ao discurso de despedida em 1939. foi indicado a 11 Oscars, mas levou só o de edição).
                                                                                                                                     
 Garotos em Ponto de Bala - Bad News Bears (Walter Matthau é um ex-jogador, mais interessado em cervejas do que no esporte, aceita dirigir um time infantil nada motivado, que disputa uma super competitiva liga juvenil. para compor o time ele escala uma garota de língua afiada - Tatum O'Neal - e um rebelde motoqueiro - Jackie Earle Haley - e o time começa a crescer. um divertido panorama da sociedade da Califórnia da época, que rendeu duas continuações, uma série de TV e um remake em 2005).

A Última Batalha de um Jogador (Robert DeNiro é um jogador mediano em um time de Nova York. Michael Moriarty é a estrela do time. eles não se dão bem, até que o primeiro descobre ter uma doença terminal. eles se aproximam pra disputar uma temporada emocionante. prepare seus lenços!).

                                                                                                                                          
 Garra de Campeões (uma viúva herda um time, que jamais ganhou um campeonato e planeja transferi-lo para Miami, mas a liga não permite a não ser que sua receita anual fique abaixo dos 800 mil dólares. para conseguir isso, ela monta um time para perder todos os jogos, com os piores jogadores possíveis, mas esta também era a última chance deles mostrarem trabalho. boa diversão).

Fora da Jogada - Eight Men Out (dramatiza a história do escândalo que envolveu o Chicago Black Sox - aqui chamados de White Sox - em 1918. os melhores jogadores daquela época jogavam neste time, mas recebiam baixíssimos salários. num acordo secreto, oito deles aceitaram perder o campeonato em troca de dinheiro. quando foram descobertos, os jogadores acabaram suspensos para sempre das ligas profissionais. os mesmos jogadores personagens de 'Campo dos Sonhos', num ótimo drama)
                                                                                                                                
Desafio do Destino - The Rookie (Dennis Quaid sempre sonhou em ser um jogador profissional, mas uma lesão no ombro, interrompeu seu sonho. anos mais tarde, vivendo numa pequena cidade e pai de duas crianças, dá aulas e dirige o time da escola. para estimular a equipe a dar seu melhor nos regionais, aceita o desafio feito pelos jogadores de voltar a jogar, caso eles ganhem o campeonato, e é o que acontece. bonito filme, baseado numa história real, dirigido por John Lee Hancock, de 'The Blind Side')

Perseguindo um Sonho - Miguel Santos é um jogador de baseball da República Dominicana cujo maior sonho é integrar os grandes times norte-americanos do esporte. Sua chance de ouro surge quando é contratado por uma pequena equipe de Iowa – o que poderá chamar a atenção dos clubes da liga principal. Entretanto, sua jornada será mais dura do que imaginava, já que terá que se adaptar a um mundo inteiramente novo, e pior ainda, sem dominar o idioma de seus companheiros.

O Fan (The Fan) Robert De Niro está no papel de Gil Renard, um homem fanático e literalmente louco por baseball. E Wesley Snipes é Bobby Rayburn, um jogador pelo qual Gil é fascinado. Quando o desempenho de Bobby começa a cair, Gil decide matar o treinador do time, acreditando que está ajudando o jogador. O próximo passo de Gil é se aproximar de Bobby, aumentando a tensão do filme, já que seus conceitos de amizade e solidariedade são um tanto estranhos.

Um comentário: