HISTÓRIA

Nos Estados Unidos, em meados de 1700, os imigrantes ingleses pertencentes à elite das cidades de Boston e Nova Iorque tinham o hábito de jogar cricket. Pouco tempo depois, ainda em Boston, uma versão mais simplificada do cricket conhecida como rounders passou a ser praticada, tornando-se popular entre os jovens da região.

Em 1750, o rounders era composto por 2 bases e o objetivo do jogo era rebater a bola lançada pelo arremessador longe o suficiente para que o rebatedor pudesse correr entre as bases; cada ida e volta bem sucedida entre elas correspondia a um ponto. A defesa, por sua vez, deveria pegar a bola e acertá-la no rebatedor, impedindo-o de marcar ponto.



Inúmeros praticantes foram surgindo e adaptações foram sendo realizadas. Surgia o townball. O novo desporto tinha o campo quadrado, geralmente com 4 bases, embora este número pudesse variar entre 2 e 5. O arremessador localizava-se a cerca de 11m de distância do rebatedor.



Os nova-iorquinos, aproveitando a moda de Boston, fixaram o número de bases em 4 e deram ao jogo o nome de "The New York Game". Neste jogo, os times se alternavam entre ataque e defesa a cada out (rebatedor eliminado). A volta completa pelas 4 bases era chamada de ace e era vencedora a equipe que marcasse 21 aces.



Em 1845, Alexander Cartwright projectou o primeiro campo de baseball com formato de diamante. Um ano mais tarde, as equipes New York Nine e Knickerbocker Club estreavam o campo em formato de diamante na cidade de Hoboken, em New Jersey. Cada equipe contava com nove jogadores, aparentemente por nenhum motivo específico, a não ser pelo fato de os nova-iorquinos terem insistido neste número.



A chegada da Guerra Civil popularizou o "New York Game", quando soldados do nordeste dos EUA foram vistos carregando seus equipamentos de jogo. Após a guerra, o desporto tornou-se tão popular que cada vilarejo tinha sua própria equipe.



A parir de 1800, o taco de cricket foi sendo substituído pelo taco arredondado, luvas almofadadas e equipamentos de segurança passaram a ser utilizados.



Em 1889, o basebol já era um esporte popular nos Estados Unidos. Outros dizem que o basebol procede do jogo inglês rounders; outros opinam que foi inventado em 1839 pelo norte-americano Abner Doubleday.



Diversas alterações nas regras do jogo foram realizadas até chegarmos no basebal atual, cheio de suspenso até o fim.



Enquanto seguiu as regras do rounders, os rebatedores eram os favorecidos no jogo porque escolhiam a bola que o arremessador deveria lançar. Ironicamente, após tantas mudanças, hoje são os arremessadores que detêm o controle sobre o jogo, comandando a partida ao lançar - a seu critério - bolas que dificultem a batida do rebatedor, responsabilizando-se pelo sucesso ou fracasso da sua equipe.

VOCABULÁRIO:

Ball:

Bola descartada pelo rebatedor considerada ruim pelo juiz principal.
Base:
Espécie de almofada quadrada e branca devidamente posicionada no campo; existem a primeira, segunda e terceira bases, enumeradas em sentido anti-horário.
Bastão:
Taco utilizado pelos batedores para rebater as bolas.
Batter:
Rebatedor.
Batting order:
Ordem dos nove rebatedores definida pelo técnico.
Bench:
Banco de reservas de um campo de beisebol.
Bullpen:
Área reservada onde pitchers substitutos se aquecem antes de entrarem em campo.
Bunt:
Toque sutil que o rebatedor dá com o taco na bola apenas para colocar a mesma em jogo geralmente com o intuito de fazer um corredor ganhar mais uma base. Se o jogador é eliminado, mas consegue avançar o companheiro, é considerado sacrifice bunt.
Called game:
Quando o jogo termina no quinto inning se a diferença for de 15 pontos ou no sétimo inning se for de 10 pontos.
Catcher:
Receptor, é também o capitão do infield.
Catcher mitt:
Luva especial feita para o catcher, cujo amortecimento é melhor que o das luvas dos defensores.
Diamante:
Parte mais próxima do campo delimitada pelas bases, denominada de infield originalmente. Jogam nesta área o receptor, o primeira, segunda e terceira base, o interbases e arremessador.
Double play:
Jogada de defesa na qual se eliminam dois corredores.
Entrada:
O mesmo que inning.
Fair ball:
Bola rebatida que entra em jogo.
Fair territory:
Local do campo onde as jogadas são válidas.
First mitt:
Luva especial para o receptor da primeira base, que é maior que as dos outros defensores.
Foul ball:
Local do campo onde as jogadas são válidas.
Fly (fly ball):
Bola rebatida para o alto e capturada pela defesa antes de tocar o solo, que provoca a eliminação do rebatedor.
Ground rule double:
Quando a bola rebatida toca o chão antes de sair do campo; o rebatedor e os corredores avançam, automaticamente, duas bases.
Hit:
Rebatida sem defesa que permite a conquista da primeira base por parte do jogador de ataque.
Hit by a pitch:
Quando o rebatedor é atingido pelo arremesso. Ele avança automaticamente para a primeira base.
Home plate:
Base principal; pentágono irregular de borracha branca que serve de referência para as bolas atiradas pelo arremessador e para a marcação do juiz principal.
Home run:
Jogada máxima de ataque no beisebol, rebatida para fora do campo de jogo que implica na marcação de, pelo menos, um ponto do rebatedor, que dá a volta no sentido anti-horário pelas quatro bases sem correr o risco de ser eliminado. Se houver corredores nas bases, eles também marcam pontos.
Infield:
O mesmo que diamante.
Inning:
Conjunto determinado por uma defesa e um ataque de um time.
Interbase:
Jogador que se movimenta para defender a segunda e terceira bases.
Jardineiro:
Jogador que fica nos fundos do campo para tentar pegar as bolas mandadas pelo rebatedor. Cada equipe possui três jardineiros. O direito cobre os jogadores da primeira e segunda base, enquanto o esquerdo faz a defesa dos atletas da terceira base. Já o jardineiro central cobre o jogador da segunda base e o interbase.
Jogo perfeito:
Quando um time não permite que o outro conquiste uma única base em toda a partida.
Long hitter:
Rebatida que atinge uma longa distância.
MLB (Major League Baseball):
Liga profissional de beisebol dos Estados Unidos, na qual jogam alguns dos melhores atletas do mundo.
No hitter:
Quando o arremessador e o catcher fazem com que nenhum rebatedor do time adversário consiga uma rebatida válida no jogo.
Out:
Eliminação, é definida pelos juízes através do pronunciamento da palavra "out" acompanhado de um gesto: punho direito cerrado com o braço para o alto.
Outfield:
Parte mais distante do campo, onde jogam os três jardineiros (ou outfielders). O capitão do outfield é o jardineiro central (centerfield).
Pitcher:
Arremessador.
Pitcher plate:
Placa retangular (60cm x 15cm) presa na parte mais alta do montículo de onde o arremessador joga as bolas; é obrigatório que o pitcher esteja pisando na placa no momento do arremesso.
Roubar a base:
Ocorre quando um dos corredores vai em direção a base seguinte enquanto o arremessador está jogando a bola para o catcher.
Runner:
Corredor, jogador do ataque que ocupa a primeira, a segunda ou a terceira base.
Salvo:
É definido pelos juízes através do pronunciamento da palavra "safe" acompanhado de um gesto: braços abertos na altura da cintura.
Strike:
Bola considerada boa pelo juiz principal; existem três formas do juiz marcar um strike. A primeira é quando o rebatedor deixa passar uma bola pela strike zone (uma área imaginária delimitada, horizontalmente, pelas duas extremidades da home plate e, verticalmente, pelo joelho do atleta e pela mediana entre o ombro e a cintura do rebatedor). A segunda é quando o rebatedor vira o taco e não acerta a bola e a terceira é quando o rebatedor vira o taco, acerta a bola, mas ela não entra na área de jogo do campo, delimitada por linhas brancas traçadas no chão (foul ball).
Strike out:
Eminação do rebatedor após o terceiro strike.
Touch:
Toque da luva do jogador de defesa com a bola dentro no jogador de ataque na tentativa de eliminar um corredor.
Umpire:
Juiz principal, fica atrás do rebatedor para verificar se a bola foi boa ou não.
Walk:
Quando o arremessador comete quatro balls diante de um mesmo rebatedor. O jogador do ataque avança automaticamente para a primeira base.
World Series:
Nome dado à final da MLB, entre os campeões da Liga Nacional e da Liga Americana.
Zona morta:
Parte que fica atrás das linhas laterais, onde as jogadas não são válidas.