REGRAS E EQUIPAMENTOS

O Baseball é um jogo entre duas equipes de nove jogadores cada (mais os reservas), as quais são orientadas por um treinador, jogadas em um campo limitado de acordo com as regras e sendo arbitrado por um ou mais árbitros. O objetivo de cada time é vencer, marcando mais pontos/corridas.
Um jogo é constituído por nove (entradas). Em cada innings uma das equipes tem a possibilidade de atacar e de defender uma vez. A equipe visitante começa a atacar, trocando posições com a equipe a casa 3 eliminações, então a equipe que atacou passa a defender e a que estava defendendo passa a atacar. Então quando 3 jogadores de cada equipe são eliminados a entrada acaba, passando então a próxima entrada. O jogo acaba quando no final de 9 entradas uma das equipes tivera feito mais pontos/corridas.
No beisebol não existem empates, ao fim das nove entradas as equipes tiverem o mesmo número de pontos/corridas marcados deverá realizar outra entrada de modo a que no fim de uma destas uma das equipes tenha mais pontos que a outra.
Em um jogo de 9 entradas, cada equipe poderá ter os seus jogadores eliminados 27 vezes (quando um jogador é eliminado só poderá voltar a atacar/bater quando os restantes 8 membros da equipa já tiverem também batido).
Se o batedor não conseguir completar as quatro bases na mesma jogada, ele pára naquela que tiver alcançado e um novo batedor entra na partida. O batedor anterior é agora chamado corredor e continua na tentativa de completar as bases.
Quando o batedor é eliminado por "FLY BALL" (bola pega no ar), e o corredor que esteja em alguma base corre basta a defesa jogar para base na qual o corredor estava que ele está eliminado, o certo é voltar e ficar parado na base dele para não ser eliminado
Quando o arremessador acerta a bola no batedor, é declarado um "WALK", o batedor vai para 1ª base.
O corredor tem que pisar nas bases. Se deixar uma para trás, ele está eliminado.

JOGADORES DE DEFESA
Primeira Base (first base):
Responsável por apanhar as bolas batidas na sua direção e por apanhar passes feitos pelos seus companheiros de modo a eliminar os atacantes que se dirijam à 1ª base, Poderá ser destro ou canhoto
Requer pouca corrida e passe. Requer alguma destreza em apanhar todo o tipo de bolas passadas pelos companheiros. Posição ocupados normalmente por jogadores mais velhos, ou mais pesados.
Um jogador grande nesta posição facilita o passe dos companheiros, impondo ao mesmo tempo respeito aos batedores que tentam chegar a esta base.

Segunda Base (second base):
Responsável por apanhar as bolas batidas na sua direção (bolas entre 1ª e 2ª bases) ou por cobrir a 2ª base quando as bolas são batidas entre a 2ª e a 3ª base.
Responsável por defender a 1ª base quando há um toque de bola nessa direção ou quando o 1ª base vai atrás de uma bola batida (esta função deverá ser combinada com o lançador)
preferencialmente destro, pois mais facilmente consegue fazer o passe para 1ª quando apanha a bola batida ou após receber a bola de um colega (dupla eliminação).
Não precisa ter o braço mais potente uma vez que se encontra junto da 1ª base.



ShortStop:
Responsável por apanhar as bolas batidas na sua direção (bolas entre 2ª e 3ª bases) ou por cobrir a 2ª base quando as bolas são batidas entre a 1ª e a 2ª base.
Normalmente o melhor jogador do campo interior, pois a maioria das bolas rasteiras são batida para a sua área.
Normalmente com o braço mais potente, pois frequentemente tem que colocar a bola na 1ª base estando no ponto mais distante em relação à mesma.
Preferencialmente destro, pois mais facilmente consegue fazer o passe para 1ª quando apanha uma bola batida.

Terceira Base (third base):
Responsável por apanhar as bolas batidas na sua direção (bolas baixas) e por defender a 3ª base.
Deverá estar constantemente alerta, pois muitas das bolas são batidas na sua direção de forma ríspida (por isso esta posição é alcunhada de “hot point”).



Jardineiro Esquerdo (left fielder):
Normalmente o jogador defende a área exterior do campo e tendo a mesma função dos outros em campo arremessar para eliminar um jogador.
Raramente terá de fazer o passe para o home plate.

Jardineiro Central (central fielder):
Normalmente o mais veloz, uma vez que é aquele que tem de cobrir a maior área de terreno.
Normalmente o mais técnico dos jogadores de campo, uma vez que é aquele que participa no maior número de jogadas.

Jardineiro Direito (right fielder):
Normalmente o jogador de campo com o braço mais poderoso, pois deverá ser capaz de fazer os lançamentos para 3ª base quando necessário.
Por outro lado é dos jogadores defensivos aquele que normalmente tem uma participação menos ativa, uma vez que um menor número de bolas são batidas na sua direção.

Arremessador (pitcher):
Inicia a ação de cada jogada lançando a bola sobre o home plate (área do batedor).
Precisa ter um lançamento potente.
Precisa ter controle no lançamento e ser consistente nos lançamentos efetuados
Convém ter mais que um tipo de lançamento.
Responsável por cobrir a 1ª base quando a bolas rasteiras são batidas nessa direção deverá combinar esta função com o do 2ª base.
Existem 15 tipos de arremesso que são baseados em quatro básicos:
1º bola rápida;
2º curva;
4º slider;
4º splitter.

Receptor (catcher):
Utiliza uma mascara, capacete, caneleiras, protetor peitoral e outros equipamentos de segurança, jogando de cócoras por de trás do rebatedor e na frente do arbitro.
Recebe as bolas lançadas pelo arremessador que o batedor não consegue bater.
Deverá ter um braço potente para conseguir eliminar os corredores que tentem roubar bases e deverá ser duro e resistente, uma vez que na sua posição há jogadas que poderão ser mais violentas, e é frequentemente atingido por bolas vindas do lançador ou de rebatidas dos tacos.
Informa o lançador sobre o tipo de lançamento que deverá ser feito, de acordo com o batedor, pode ser considerado um capitão da equipe.

Ataque
Rebatedor/ Batter:
Um rebatedor por vez entra no batter box para tentar rebater a bola do arremessador. O objetivo é rebater o mais longe possível para que possa conquistar as quatro bases e marcar um ponto.

Corredor/ Runner:
O objetivo do corredor é conquistar o maior número de bases com "roubadas" ou rebatidas.
A partir do momento em que o rebatedor acerta a bola, ele passa a ser chamado de corredor/runner.


As bases

A base localizada na frente do receptor é chamada de home plate, ou simplesmente home. A partir dele, em sentido anti-horário, localizam-se a 1ª, 2ª e 3ª bases. As bases estão ligadas pelas linhas de base que delimitam o perímetro do diamante.
Enquanto o corredor (runner) estiver na base, ele estará imune, nenhum jogador da defesa poderá eliminá-lo. No entanto, corre o risco de ser eliminado quando estiver correndo entre as bases.

Strike
Também conhecida por strike zone. É a área compreendida, na altura, entre o peito e os joelhos do rebatedor e, na largura, a área da base localizada à frente do receptor (home plate).
À bola lançada pelo arremessador que passar dentro das delimitações de altura e largura permitidas (zona de strike) dá-se o nome de strike (bola boa). Os arremessos fora da zona de strike são marcados como sendo bolas ruins (balls) para a rebatida, a menos que o rebatedor vire o taco.
Se o arremessador lançar 4 bolas ruins (balls), entende-se que ele não jogou bolas que permitissem a rebatida, portanto o rebatedor conquista a 1ª base (walk) e o atacante seguinte entra para rebater.
Se o arremessador lançar 3 bolas boas (strikes) e o atacante não conseguir rebater nenhuma delas, este último estará eliminado (out). Qualquer foulball (rebatida fora das delimitações de campo permitidas) é considerado strike, a menos que já hajam 2 strikes.

O Ponto


O rebatedor (atacante) deve impulsionar a bola o mais longe possível para que tenha condições de dar a volta no campo, passando pela 1ª, 2ª e 3ª bases, até chegar ao home plate que é a 4ª e última base de onde ele iniciou a corrida. Cada corredor que atinge o home plate marca um ponto.
A única possibilidade de se marcar um ponto sem que a defesa possa interferir é através do home run, quando a bola impulsionada pelo rebatedor ultrapassa os muros do fundo do campo; esta é a jogada máxima do baseball.
O home run corresponde a um ponto e dá ao rebatedor, e aos corredores que eventualmente estiverem nas bases, o direito de conquistar todas as bases até atingir o home plate.


Jogadas de ataque
Single: Rebatida Simples (rebatedor pára na 1B);
Double: Rebatida Dupla (rebatedor pára na 2B);
Triple: Rebatida Tripla (rebatedor pára na 3B);
Home Run: É quando o rebatedor consegue percorrer as quatro bases num só lance (numa só rebatida dele mesmo). Isto normalmente acontece quando uma rebatida válida vai para fora do campo de jogo.
RBI: Corrida impulsionada, isto acontece quando um corredor marca uma corrida numa rebatida de algum companheiro seu de time, fazendo com que este ganhe uma RBI.

jogadas de defesa
Strike Out: Já explicado.
ouble Play: Quando ocorre a eliminação de 2 jogadores de ataque num mesmo lance (numa mesma rebatida).
Triple Play: Idêntica à Double Play, só que nesta há a eliminação de 3 jogadores de ataque.

O Arremessador

O conjunto mais importante da defesa é a dupla Arremessador-Receptor (Pitcher-Catcher). Eles são considerados o Coração e o Cérebro do time. A função desta dupla é impedir que o rebatedor do time adversário consiga realizar uma boa rebatida.

O arremessador, de preferência, procura lançar bolas que o rebatedor não consegue atingir com perfeição. Após três tentativas frustradas de rebatida, o atacante é Eliminado (Out). A eliminação do rebatedor por 3 tentativas frustradas de rebatida chama-se, em inglês, de Strike-Out.

O Arremessador (Pitcher), em conjunto com o Receptor (Catcher), são os elementos mais importantes da Defesa. É através de um perfeito entrosamento entre estes dois jogadores que a equipe procura evitar que o Rebatedor adversário consiga sucesso nas suas tentativas de rebatida.

O Arremessador, para que a bola seja considerada Válida (Strike) para o rebatedor, precisa fazer a bola passar dentro de uma área pré-estabelecida, dentro do alcance do bastão do rebatedor. Ela precisa passar por uma zona, um espaço geométrico de formato pentagonal, do mesmo formato da base principal em frente ao rebatedor, entre as alturas do joelho e do meio do peito do rebatedor.